André Paim lança disco gospel

O cantor André Paim estreia-se hoje, a partir das 8h00, no mercado da música, com a apresentação, no Parque da Independência, do seu primeiro disco, "Massolade".
Cantado no estilo gospel, o álbum, que em português significa “O soldado”, tem dez faixas, em português, lingala, kimbundo, umbundo e kicongo e ritmados nos estilos sucussa, kizomba, semba, zulo e gospel.
Com uma tiragem inicial de 60 mil exemplares, o disco foi produzido por Nelo Paim. A captação do som ocorreu nos estúdios Made in Angola, com as participações especiais de Jorge Semedo e Betinho Feijó na guitarra.
O “esqueleto” rítmico das músicas esteve a cargo do músico e tecladista Job Kleber com vozes de Dulce Domingas e Yoco Seriedade. A mistura e produção final foram feitas em Portugal pela Regiestudios produções.
André Paim disse, ao Jornal de Angola, que apostou no estilo gospel com o intuito de transmitir a palavra de Deus ao mundo.
“As pessoas quando ouvem falar da música gospel tem logo a ideia de estar diante de uma música que tem de ser ouvida sentado. Procurei introduzir ritmos que fazem parte da cultura nacional, para satisfazer os vários estratos sociais dentro da música gospel”, disse.
O artista atribui a fraca adesão do público ao gospel à fraca qualidade rítmica das músicas produzidas no país, afirmando que a solução passa por uma maior criatividade. “É preciso associar as mensagens divinas aos ritmos e valores culturais da terra, mas com uma clara separação dos valores sacros dos profanos”.
O consumo de músicas gospel no Brasil, na África do Sul ou no Congo Democrático, adianta, não se diferencia muito da música popular nestes países. “A principal diferença reside nos conteúdos das mensagens. Por isso nestes países a música gospel vende, toca e é dançada em vários locais”salientou.
O cantor disse que a venda e assinatura de autógrafos vai continuar amanhã, nas portarias da catedral da Igreja Universal do Reino de Deus, do Alvalade e Morro Bento. “O programa de venda do disco inclui, também, uma digressão por algumas províncias”, anunciou.

Related Posts with Thumbnails